curso de violão




 

    Guia de introdução ao estudo da música para violão

Introdução:

Essa seção tem como alvo principal, pessoas que estão começando a tocar, tocam a pouco tempo ou estão interessadas em saber algo mais. Lembramos que este curso serve apenas para dar uma introdução na arte de tocar violão.

É de extrema importância, que você saiba que violão é um instrumento bastante complicado e desistimulante para quem está aprendendo a tocar, os dedos doem, as notas parecem horríveis, você não sabe o que fazer com a mão direita e nem tem coordenação para fazer alguma coisa com a esquerda!

Mas não se preocupe, isso tudo é normal no início, temos que ter paciência, aprender violão demora no mínimo 7 mêses e você só vai achar que sabe alguma coisa, mais ou menos 1 ano depois! Para isso é necessário muito treino e disposição. Aos poucos vou incluindo mais coisas que por ventura encontrar aqui em meu material didático.


Marcus Vinicius Jacobson
Administrador do Curso


VIOLÃO

Capítulo 1: Iniciação ao violão

Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável.

Melodia
- Combinação de sons sucessivos;

Harmonia - Combinação de sons simultâneos;

Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas;

Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos:

Violão Cifrado

O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo.

Violão Solado

Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.

*Partes do violão

 

violao

1 - Tampo

Corresponde ao corpo do violão. Onde a sonoride varia de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do instrumento.

2 - Rastilho

Parte do instrumento que se prende as cordas

2 - Cavalete

Serve de suporte para prender o Rastilho na altura correta.

3 - Boca

Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga.

4 - Cordas

Parte fundamental onde são produzidas as notas musicais. O som e formado a partir da casa precionada no braço do instrumento.

5 - Braço

Parte do instrumento onde se localiza as casas e os trastes.

6 - Trastes

Dividem o braço do instrumento em casas de maneira à alcançar a altura correta das notas.

7 - Casas

Indicam exatamente a localização das Nota musicais.

8 - Pestana

Tem a função de servir como apoio para as cordas direcionando-as para as tarrachas.

9 - Tarachas

Tem a finalidade de alcançar a afinação correta, afroxando ou apertando as corda, conforme a necessidade.

10 - cabeça

Encontrada na parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das Tarachas.


*MÃOS

 

Dedos da mão esquerda

1 - Indicador

2 - Médio

3 - Anular

4 - Mínimo

Dedos da mão direita

P - Polegar

I - Indicador

M - Médio

A - Anular


*Afinação Tradicional

Ao tocar as cordas livres, a partir da mais grave, (de cima para baixo) nós emitimos os sons da notas:

 

MI |------------------------------------------------

LA |------------------------------------------------

RE |------------------------------------------------

SOL|------------------------------------------------

SI |------------------------------------------------

MI|------------------------------------------------

 

Sempre antes de tocar o instrumento deve se conferir a afinação. Temos que dispor de um Diapasão que emite a nota LA (440 Hertz).

 

Acertar a primeira corda de baixo para cima a mais fina, pressionando a quinta casa, toque e compare com o Diapasão movimente a taracha aumentando ou diminuindo a nota até ficar equivalente a altura da nota emitida pelo Diapasão.

Obtendo na quinta casa corda 1 a nota La

Obtendo na corda 1 corda solta a nota Mi

Agora pressionamos na segunda corda a quinta casa (nota Mi), comparamos com a primeira corda solta a corda Mi já afinada movimente a taracha até obter o som igual a primeira corda.

Obtendo na quinta casa corda 2 a nota Mi

Obtendo na corda 2 corda solta a nota Si

A seguir pressionamos na terceira corda a quarta casa (nota Si), comparamos com a segunda corda solta a corda Si já afinada movimente a taracha até obter o som igual a segunda corda.

Obtendo na quinta casa corda 3 a nota Si

Obtendo na corda 3 corda solta a nota Sol

Continuando pressionamos na quarta corda a quinta casa (nota Sol), comparamos com a terceira corda solta a corda Sol já afinada movimente a taracha até obter o som igual a terceira corda.

Obtendo na quinta casa corda 4 a nota Sol

Obtendo na corda 4 corda solta a nota Re

Vamos pressionamos na quinta corda a quinta casa (nota Re), comparamos com a quarta corda solta a corda Re já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quarta corda.

Obtendo na quinta casa corda 5 a nota Re

Obtendo na corda 5 corda solta a nota La

Finalmente pressionamos na sexta corda a quinta casa (nota La), comparamos com a quinta corda solta a corda La já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quinta corda.

Obtendo na quinta casa corda 6 a nota La

Obtendo na corda 6 corda solta a nota Mi

Você pode também começar a afinação usando a quinta corda solta (la) e comparar com o som do Diapasão, apartir desta corda afinada você pode usar os mesmos passos acima para afinar as demais cordas.


* Cifras

As cifras são um Padrão usado para escrever as notas musicais usando letras.

                                             Notas              Cifras

La                     A

Si                      B

Do                     C

Re                      D

Mi                       E

Fa                       F

Sol                       G

 

OBS: O melhor é que as cifras sejam decoradas. Para isso pratique muito cada acorde para conhece-lo  melhor e dessa maneira ficar mais fácil lembrar.


* Acordes

É a produção de varios sons simultâneos obtidos da combinação de varias notas. Nessa combinação há uma nota que é básica e nomeia o acorde, também chamada de Baixo.

Observe como exemplo estas combinações:

DO MI SOL, SOL MI DO ou DO SOL MI

Não importando a ordem das notas, esta combinação de três notas resulta no acorde de DO Maior.

No nosso estudo o acorde será representado por um gráfico que representa uma reprodução do braço do violão, veja abaixo:

C (Do Maior)                       |-----|-----|-----|:E    b|--3--|-----|-----|:A      |-----|--2--|-----|:D    . |-----|-----|-----|:G    . |-----|-----|--1--|:B    . |-----|-----|-----|:e   As linhas horizontais representam as cordas e as linhas verticais são os trastes       |-----|-----|-----|:E      |-----|-----|-----|:A      |-----|-----|-----|:D      |-----|-----|-----|:G      |-----|-----|-----|:B      |-----|-----|-----|:e  <- cordas   Trastes        Os números representam os dedos da Mão Esquerda onde:  1 - Indicador 2 - Médio 3 - Anular  4 - Mínimo   As letras representam as cordas do instrumento        |-----|-----|-----|:E -> 6ª Corda Mi mais grave     b|-----|-----|-----|:A -> 5ª Corda La      |-----|-----|-----|:D -> 4ª Corda Re    . |-----|-----|-----|:G -> 3ª Corda Sol    . |-----|-----|-----|:B -> 2ª Corda Si    . |-----|-----|-----|:e -> 1ª Corda Mi mais agudo  A letra b e os três pontos no lado esquerdo do gráfico representam os dedos da mão direita posicionados sobre as cordas. 
O b indica o dedo polegar chamado de BAIXO que é a nota mais importante do acorde. A nota do baixo varia entre as cordas 4, 5 e 6 do instrumento, de acordo com o acorde executado.

* Posições corretas das mãos
Mão direita  No exemplo do acorde de Do maior teremos o seguinte posicionamento        |-----|-----|-----|:E    P |--3--|-----|-----|:A       |-----|--2--|-----|:D    I  |-----|-----|-----|:G    M |-----|-----|--1--|:B    A |-----|-----|----- |:e    Polegar   -P  Atinge a Corda 5 que é o Baixo do acorde Indicador -I  Atinge a Corda 3 Médio     -M  Atinge a Corda 2 Anular    -A  Atinge a Corda 1   A mão direita deverá cair sobre o tampo do violão fazendo uma espécie de concha. É importante coloca a mão de maneira espontânea sem forçar e sem retesar os nervos.  O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos num ângulo aproximado de noventa graus em relação ao dedo indicador. Nesta posição o polegar ao tocar a corda 4 não atrapalha o dedo indicador posicionado na corda 3. Observe a Fig. 1. 
 Fig. 1
Mão esquerda  O polegar e colocado na parte de trás do braço e os demais dedos sobre as cordas na parte da frente. Observe a Fig. 2. A mão deve ser posicionada de tal forma que o polegar não ultrapasse  o braço do violão, deixando a mão livre para percorrer o braço do instrumento. 
 Fig. 2
Na formação de um acorde mantenha os dedos na posição mais vertical possível, isto evita um abafamento indesejado nas outras cordas. Veja Fig. 3. 
 Fig. 3

* Primeiros acordes para estudar   A (La Maior)                  Am (La Menor)        |-----|-----|-----|:E          |-----|-----|-----|:E    b|-----|-----|-----|:A       b|-----|-----|-----|:A      |-----|--1--|-----|:D         |-----|--2--|-----|:D    . |-----|--2--|-----|:G       . |-----|--3--|-----|:G    . |-----|--3--|-----|:B       . |-----|-----|--1--|:B    . |-----|-----|-----|:e       .  |-----|-----|-----|:e    A7 (La Maior com sétima)                       |-----|-----|-----|:E          b|-----|-----|-----|:A            |-----|--2--|-----|:D          . |-----|-----|-----|:G          . |-----|--3--|-----|:B          . |-----|-----|----- |:e    E (Mi Maior)                 E7 (Mi Maior com sétima)      b|-----|-----|-----|:E       b|-----|-----|-----|:E      |-----|--2--|-----|:A         |-----|--2--|-----|:A      |-----|--3--|-----|:D         |-----|--3--|-----|:D    . |-----|-----|--1--|:G       . |-----|-----|--1--|:G    . |-----|-----|-----|:B       . |--4--|-----|-----|:B    . |-----|-----|-----|:e       . |-----|-----|-----|:e    D (Re Maior)                 Dm (Re Menor)        |-----|-----|-----|:E         |-----|-----|-----|:E      |-----|-----|-----|:A         |-----|-----|-----|:A    b|-----|-----|-----|:D       b|-----|-----|-----|:D    . |-----|--2--|-----|:G       . |-----|--2--|---- |:G    . |--3--|-----|-----|:B       . |--3--|-----|-----|:B    . |-----|--1--|-----|:e       . |-----|-----|--1--|:e   Observe nos acordes acima que o Baixo é sempre dado na corda que emite a nota nomeadora do acorde.

* Ritmo e dedilhados  O Tempo  Para ter uma noção básica sobre o tempo, vamos praticar usando como marcador um relógio, a cada segundo passado toque a 6ª corda do instrumento com o Polegar, siga o ritmo dos segundos sem atrasar e nem adiantar. Vamos tocar a mesma nota a cada segundo que passa.  Então vamos dizer que 1 tempo e igual a 1 segundo.  Agora vamos tocar a cada tempo uma nota diferente.  Usaremos 3 tempos.  No primeiro tempo toque com o polear a 6ª corda; No segundo tempo toque com o polegar a 5ª corda; No terceiro tempo toque com o polegar a 4ª corada;  Observe o esquema abaixo:  Tempos      1   2   3   1   2   ... Dedos       P   P   P   P   P   ...   Repita este movimento até sincronizar com perfeição, um toque a cada tempo.

Dedilhado  É o processo de tirar notas sucessivas, uma corda de cada vez, cada corda com um dedo diferente.  1º Dedilhado   Tempos     1   2   3   4   1   2   3   ...  Dedos      B   1   2   3   B   1   2   ...           |_____________|            Ded. Completo  Onde:  B = Baixo  1 = Indicador 2 = Médio 3 = Anular  Exercício:  Para praticar este dedilhado vamos treinar no acorde de C (Do maior).    C        |-----|-----|-----|:E    b|--3--|-----|-----|:A      |-----|--2--|-----|:D    . |-----|-----|-----|:G    . |-----|-----|--1--|:B    . |-----|-----|-----|:e  Começamos tocando com o Polegar na 5ª corda indicado por b no gráfico, agora toca-se o Indicador na 3ª corda, em seguida o dedo Médio na  2ª corda e finalmente o dedo Anular na 1º corda.   Tente executar no dedilhado o trecho abaixo, aplicando o dedilhado  completo duas vezes em cada posição. Você deve alcançar a perfeição quando conseguir fazer as passagens de um acorde para outro seguindo o tempo corretamente.  Am - A7 - Dm - Am - E - E7 - Am  

 


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